A produção de medicamentos usados para tratar o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem subido desde 1990. Especialistas dizem que os diagnósticos de TDAH em crianças aumentaram cerca de 42% entre 2003 e 2011. Se você não se sente confortável com o tratamento deste distúrbio através do uso de medicamentos, existem opções mais naturais. Continue lendo e veja algumas alternativas de tratamento para o TDAH!
Mas, o que é TDAH, ou, deficit de atenção de atenção?
Transtorno de deficit de atenção é uma desordem da mente comum, que começa na infância e pode continuar até a adolescência e idade adulta. Esse transtorno interfere na capacidade de concentração das crianças e, na maioria dos casos, está associado à hiperatividade, por isso é chamado de TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade).
Crianças com TDAH possuem níveis de desatenção, hiperatividade e comportamentos impulsivos maiores do que outras na sua mesma faixa etária, o que pode tornar difícil a vida escolar e social dessas crianças.
O deficit de atenção tem muitos sintomas e alguns deles, à primeira vista, podem parecer comportamentos normais para uma criança, mas o TDAH torna tudo muito pior e faz com que ocorram mais frequentemente. As crianças com TDAH têm, pelo menos, seis sintomas que começam nos primeiros 12 anos de suas vidas. Crianças com Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade podem:
Se distrair facilmente e esquecer as coisas,
Mudar muito rapidamente de uma atividade para outra,
Ter problemas com orientações,
Ter muitos devaneios,
Ter problemas para terminar tarefas, como tarefas diárias de casa,
Perder brinquedos, livros e material escolar com muita frequência,
Ficar inquietos e se contorcendo,
Falar sem parar e interromper as pessoas,
Correr sem parar e sem se cansar,
Tocar e brincar com tudo o que vêm
Ser muito impaciente,
Deixar escapar comentários inadequados,
Ter problemas para controlar suas emoções.
Caso você suspeite que seu filho possa ter TDAH, o primeiro passo para avaliá-lo é consultando a opinião de um psicopedagogo, o qual o encaminhará para o profissional da saúde competente.
MASSAGENS PODEM AJUDAR!
Massagens são relaxantes e, podem ser muito mais para aqueles com deficit de atenção. Um estudo publicado em 2003 examinou os efeitos da massagem sobre o humor e o comportamento. Alunos com TDAH que receberam massagem terapêutica durante 20 minutos, duas vezes por semana, ao longo de um mês tiveram melhora do humor a curto prazo. Além disso, melhoraram o comportamento em sala de aula, a longo prazo.
Considere Yôga ou Tai Chi Chuan
Alguns pequenos estudos indicam que a yôga pode ser útil para pessoas com deficit de atenção. Uma pesquisa publicada em 2013 relatou melhorias significativas na hiperatividade, ansiedade e problemas sociais em meninos com TDAH que praticaram yôga regularmente.
Estudos preliminares sugerem que o tai chi chuan também pode ajudar a melhorar os sintomas de deficit de atenção. Os pesquisadores descobriram que adolescentes com TDAH que praticavam tai chi chuan eram menos ansiosos ou hiperativos. Eles também sonhavam menos e exibiram menos emoções inapropriadas quando participavam de aulas de tai chi duas vezes por semana, durante cinco semanas.
E quanto a suplementos vitamínicos?
O tratamento com vitaminas pode ajudar a melhorar os sintomas de deficit de atenção. Estes suplementos incluem:
Zinco
Carnitina
Vitamina B6
Magnésio
Alimentos naturais como ginkgo biloba, ginseng, e maracujá também podem ajudar acalmar a hiperatividade.
Porém, fazer o uso de suplementação sem a supervisão de um médico pode ser perigoso, particularmente em crianças.
Converse com seu médico se você estiver interessado em tentar essas terapias alternativas para o deficit de atenção. Ele podem pedir alguns exames para medir os níveis atuais de nutrientes em seu corpo antes de optar por suplementos.
Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam buscar tratamentos alternativos para o TDAH!

Nenhum comentário:
Postar um comentário